CORAÇÕES DE CÂNHAMO E O SEU: CONVERSAS DE CORAÇÃO PARA CORAÇÃO
News

CORAÇÕES DE CÂNHAMO E O SEU: CONVERSAS DE CORAÇÃO PARA CORAÇÃO

by Eunice Veloso on Mar 27, 2024

O que são os corações de cânhamo? São as sementes de cânhamo sem a casca. Também as há a serem comercializadas com casca.

 

Aqui foi feita a tradução à letra porque em inglês usa-se a esta expressão (hemp hearts) para referir que são as sementes de cânhamo sem casca.

“Hemp hearts” que literalmente significa corações de cânhamo e o objectivo deste artigo é justamente reconhecer o valioso contributo das sementes de cânhamo na saúde do coração. Na saúde do teu coração, se incorporadas como um suplemento na dieta alimentar.

Vamos à descoberta dos benefícios das sementes de cânhamo na saúde do coração.

 

#1. O VALOR NUTRICIONAL DAS SEMENTES DE CÂNHAMO

O Cânhamo é um variante da planta canábis cujo teor de THC, o componente psicotrópico da planta é inferior a 0,2%. Nestes teores de THC não é alucinogénio ou psicotrópico.

 

No que diz respeito especificamente às sementes de cânhamo, se forem descascadas: não têm sequer resíduos de canabinoides: nem CBD (canabidiol) nem THC (tetrahidrocanabinol)

As sementes com casca podem ter alguns canabinoides residuais na casca. Mas, se as sementes são do cânhamo: o teor de THC é inferior a 0,2 %, tal como já foi referido.

Com o feito, quase histórico, da canábis ter tido em 2019 uma recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) para a sua retirada da lista de substâncias perigosas.

O reconhecimento das suas propriedades medicinais pela OMS  levou a que em Dezembro 2020, por deliberação da ONU, a canábis deixasse de estar equiparada a drogas como a heroína e saiu da “Lista 4 da Convenção sobre Drogas de 1961”.

 

A canábis. Quase um século de cancelamento, mas desde há milénios ser usada para fins medicinais, mas não só (tecidos, construção e alimentação).

Esta abertura, criou espeço mental, cultural e comercial para que se possa ter múltiplas abordagens á planta (nomeadamente investigação científica) sem estar a incorrer em crime.

E pode não ser moda, mas já é do conhecimento comum: as sementes de cânhamo, o óleo de sementes de cânhamo, as proteínas de cânhamo são um  superalimento.

E são-no por conta do seu valor nutricional. Que o saber ancestral já valorizava, pelo grau de homeostase do organismo e bem-estar geral que promove ao indivíduo. E isso passa pela saúde do coração.

 

Assim: qual é o valor nutricional das sementes de cânhamo?

Tal como foi dito: é um superalimento.

As sementes de cânhamo entregam-nos vários nutrientes fundamentais e benéficos para a saúde. Destacam-se estes nutrientes:

 

  • Aminoácidos: se considerarmos a proteína  um tijolo, os aminoácidos são os elementos que ligam os tijolos entre si. As sementes de cânhamo contém todos os 9 aminoácidos essenciais para a formação das proteínas. São fundamentais para o  crescimento, produção de anticorpos, para a regeneração celular  e dos tecidos.
  • Ácidos Gordos: são um fonte rica de ácidos gordos ómega 3 e ómega 6, e  o que também é importante, na proporção considerada ideal para garantir uma boa saúde cardiovascular.  Os ácidos gordos estão associados ao menor risco de doença cardiovascular e hipertensão.
  • Minerais: tem muitos outros minerais nomeadamente fósforo, sódio, cálcio ferro e zinco, mas destacam-se estes que muito importantes para a saúde do coração: o potássio e o magnésio.

 

#2. O QUE AS SEMENTES DE CÂNHAMO PODEM FAZER PELA SAÚDE DO TEU CORAÇÃO?

De um ponto de visita alargado dos benefícios para a saúde, as sementes de cânhamo e o cânhamo crú, ingeridos regularmente e combinados com uma dieta equilibrada promove:

  • saúde do coração
  • perda de peso
  • baixa o colesterol e a tensão arterial
  • melhoria do sistema imunológico
  • melhoria o controlo do açúcar no sangue
  • o combate à prisão de ventre

Mas estamos aqui por causa do coração e é nos benefícios das sementes de cânhamo para o coração que nos vamos focar.

 

Heart2Heart - heartbeat 1 video de Eunice Patrícia Araújo Veloso

 

Os benefícios das sementes de cânhamo para o coração, são significativos porque, tal como já foi referido, tem o equilíbrio perfeito de ácidos gordos: previne contra a aterosclerose, ataques cardíacos a AVC (acidente vascular cerebral).

 

@2.1 Efeitos das sementes de cânhamo na aterosclerose

 

A aterosclerose é uma condição onde os radicais livres danificam os revestimentos dos vasos sanguíneos a levam a acumulação de placas de gordura.

Estudos recentes apresentaram evidências que, estados de deficiências de ácidos gordos, nomeadamente o ômega 6 e o ômega 3 no organismo estão associados ao desenvolvimento de  condições inflamatórias.

Ou seja, o desenvolvimento de deformação/distúrbio nas paredes das artérias (que dá origem a  aterosclerose) tem um relação directa  com processos inflamatórios e  doenças infecciosas.

 

Isto permite prever que alimentos com um optimo rácio dos ácidos gordos ômega/omega3, caso é o caso das sementes de cânhamo, irão reduzir os processos inflamatórios, dentro de contexto de dieta ideal, atenuando assim a progressão de doenças de um coração aterosclerótico.

  

@2.2 Efeitos das sementes de cânhamo nos níveis de colesterol

 

As sementes de cânhamo contêm um elevado teor de fibra solúvel e esta ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue.

Um estudo reporta que uma dieta rica em ómega 6, (ácido gordo, acido linoleico, LA), 10.8%, cominuiu o colesterol total em 15%, o colesterol LDL em 22%, após 6 semanas de intervenção da dieta, em elementos masculinos de meia idade.

Um outro estudo mostrou que indivíduos saudáveis que suplementaram aa alimentação durante 4 semanas., mostraram uma diminuição no rácio de colesterol total/colesterol HLD. Um valor elevado desse rácio está associado a doenças coronárias  e piores prognósticos após um enfarte do miocárdio.

 

@2.3 Efeitos das sementes de cânhamo em amostras animais

 

Em experiência com animais, a suplementação da dieta com sementes de cânhamo resultou numa inibição significativa da agregação de  placas e numa menor taxa de agregação.

Este resultado é importante  porque a  agregação de placas  que se soltam formam coágulos sanguíneos  e estes estão na origem de enfartes do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.

Noutra experiência com coelhos alimentados com uma dieta rica em colesterol durante oito semanas apresentam um aumento na agregação de placa nas artérias [21]. No entanto, quando 10% de sementes de cânhamo foram suplementadas à dieta juntamente com a dieta rica em colesterol, estes animais colesterol elevado, apresentaram valores normais de agregação plaquetária.

Dois outros estudos concentraram-se na capacidade da semente de cânhamo em alterar a função cardíaca antes e depois de um evento isquêmico.

Os estudos relataram que os corações de ratos alimentados com uma dieta suplementada com 5% ou 10% de sementes de cânhamo por 12 semanas, exibiram as seguintes melhoria, quando comparados com os grupos de controlo:

  • uma recuperação pós-isquêmica significativamente melhor da função de contracção l máxima
  • melhor taxas de contracção e relaxamento durante o retorno do sangue

 

#3. AS CONCLUSÕES

Podemos concluir que a par de uma dieta alimentar saudável, a suplementação com sementes de cânhamo pode ser benéfica para coração, tanto ao nível preventivo como em situações de recuperação.

 

A suplementação da dieta com sementes de cânhamo pode inibir a formação de coágulos, uma vez que diminui a formação de placas nas artérias (ou seja diminui ou retarda a ocorrência de aterosclerose); diminui o colesterol total no sangue e em caso de acidente isquémico, a recuperação de capacidade de contração/relaxação do coração é mais facilmente recuperada em elementos com uma alimentação saudável e  e suplementada com alimentos com um rácio de ácidos gordos ômega 6/ ômega3 na proporção ideal.

 

Exposto o que foi resta deixar sugestões para incluir as sementes de cânhamo não alimentação nas refeições leves e nas refeições principais. Aqui ficam:

 

  • Mistura de frutas / smoothie para o pequeno almoço

https://www.hempathiclight.com/blogs/news/adding-hemp-seeds-to-your-fast-meals

  • Sementes de com cogumelos para o almoço

https://www.ruled.me/keto-mushroom-wild-rice-pilaf/

Nota: nesta receita pode ser  feita com:

    • azeite em vez de manteiga
    • uvas-passas em vez de amêndoas
    • orégãos em vez de salsa;

 Fica igualmente deliciosa!!

 

Para gente que se sente bem, naturalmente.

 

 

Referências:

https://www.netmeds.com/health-library/post/6-surprising-benefits-of-healthy-hemp-seeds

https://www.menshealth.com/nutrition/a40077046/hemp-seeds-benefits/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2868018/

 

AVISO: ESTE ARTIGO NÃO TEM NENHUMA PRETENSÃO DE CONSELHIA DE SAÚDE, É MERAMENTE INFORMATIVO, PELO QUE QUAISQUER INICIATIVAS QUE POSSA TER, RELATIVAMENTE À CANABIS MEDICINAL, DEVEM PASSAR SEMPRE PELO CONSELHO DO SEU MÉDICO ASSISTENTE.

Leave a Comment

Your email address will not be published.