SERÁ QUE O CONSUMO DE CANÁBIS/CANHAMO ESTÁ A AFECTAR O TEU OLFACTO?
by Eunice Veloso on Apr 10, 2025
Se comeres em excesso carne, alimentos processados, muito picantes ou ricos em enxofre (como cebola, alho, couve-flor ou brócolos), o teu odor corporal vai inevitavelmente piorar.
Por outro lado, se a tua alimentação for mais rica em frutas, vegetais com clorofila, alimentos com fibra e não te faltar aguinha no corpo, o teu cheiro natural tende a ser bem mais agradável.
Ou seja, aquilo que colocas no prato reflete-se no teu aroma corporal.
Mas aqui a pergunta é ao contrário: será que o que ingerimos também afeta a nossa capacidade olfativa?
E como o tema aqui é o cânhamo/canábis: será que o consumo desta planta — seja por ingestão ou inalação — tem impacto no nosso olfato?
OS EFEITOS DA CANÁBIS NA CAPACIDADE OLFACTIVA
Será que consumir esta planta afeta o nosso olfato?
Sim, há evidências de que o consumo de canábis pode alterar o sentido do olfato.
Alguns estudos sugerem que o THC, o principal composto ativo do canábis, pode diminuir a acuidade olfativa, tornando mais difícil detectar e discriminar cheiros.
Alguns consumidores sentem um certo "embotamento" olfactivo com o uso prolongado. Factores como a dose, a forma de consumo e o tipo de canábis — com diferentes níveis de THC e CBD — têm influencia sobre os resultados.
No entanto, outros estudos mostram que os participantes ficam com o olfacto mais apurado logo após o consumo: a canábis pode aumentar a sensibilidade ao cheiro de alimentos, o que pode explicar o fenômeno conhecido como "munchies", onde as pessoas sentem um aumento significativo no apetite após consumir canábis.
Isso ocorre porque o THC ativa receptores no cérebro que estão ligados ao sistema olfativo, amplificando a percepção de cheiros relacionados a comida.
REFERÊNCIAS e ARTIGOS RELACIONADOS:
Escrito com a ajuda da IA
https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC4243870/
https://www.newscientist.com/article/dn25018-why-so-munchy-cannabis-shown-to-ramp-up-sense-of-smell/
AVISO: ESTE ARTIGO NÃO TEM NENHUMA PRETENSÃO DE SER UM CONSELHO DE SAÚDE, É MERAMENTE INFORMATIVO, PELO QUE QUAISQUER INICIATIVAS QUE TENHA, RELATIVAMENTE À CANABIS MEDICINAL, DEVEM PASSAR SEMPRE PELO CONSELHO DO SEU MÉDICO ASSISTENTE.