Aparentemente a Hempathic Light está numa onda eco porque este artigo é dedicado ao “estranho caso de amor” entre a canábis e as abelhas. O palco e cenário é o ecossistema.
Vamos ser mais específicos:
- A população de abelhas reduziu significativamente nas últimas décadas.
- As abelhas são importantes agentes polinizadores (embora não seja os únicos)
- A redução da população de abelhas compromete a biodisponibilidade e variedade de plantas. O trabalho das abelhas é importantérrimo na biodiversidade e reprodução natural das plantas.
- As abelhas adoram canábis e são naturalmente atraídas pelas pólen das suas flores.
- As plantações de canábis podem ajudar a aumentar a população de abelhas significativamente. E fazer com que nunca nos falte nada, que venha da terra e do sol, para nos alimentarmos.
Vamos saber um pouco mais sobre este “amor” e o seu impacto, positivo no meio ambiente.
#PORQUE É QUE AS ABELHAS SÃO TÃO ATRAÍDAS PELO CÂNHAMO?
A resposta-atalho é: pela quantidade de pólen que o cânhamo/canábis disponibiliza e altura do ano em que o pólen está disponível.
O cânhamo floresce no Verão, que é uma altura em que a maior parte das plantas não têm flor.
No Verão há menos flores. Mas se houver plantações de cânhamo, há mais flores disponíveis no Verão. E as abelhas estão onde e quando existe flor.
Ao florescer, o cânhamo libera uma grande quantidade de pólen, fornecendo um recurso crítico para a subsistência da colónia de abelhas, durante um período de escassez floral.
As abelhas preferem a canábis masculina por dois motivos:
- as plantas masculinas tendem a ser mais altas e portanto, mais visíveis;
- as plantas masculinas é que tem o pólen que serve de nutriente para as abelhas no seu processo de fazer mel e pelo caminho, polinizar outras plantas.
O pólen é uma espécie de equivalente aos espermatozoides nos humanos. As abelhas transportam o pólen para outras plantas, para fecundarem os óvulos dessas plantas e gerarem outras plantas, frutos, em suma: fecundação
#COMO É QUE O CÂNHAMO CONTRIBUI PARA O AUMENTO DA POPULAÇÃO DE ABELHAS?
Por conta do seu ciclo de floração: no verão, uma fase do ano em que há escassez de pólen, as abelhas encontram nas flores da canábis masculina um pólen de elevada qualidade, recurso nutritivo essencial para as abelhas para produzirem o mel, que é o alimento da colmeia (abelha rainha e abelhas jovens.
Um estudo dedicado a avaliar a comunidade de abelhas nas plantações de canábis verificou que:
- a plantação de cânhamo avaliada atraiu 16 espécies diferentes de abelhas
- as plantas de cânhamo maiores (masculinas) atraem 17 vezes mais abelhas
- o número de abelhas selvagens que visitam cânhamo diminui como aumento da proporção da cobertura agrícola na paisagem. Ou seja o tamanho e diversidade da comunidade de abelhas não é definida pelas plantação latifundiárias, muito pelo contrário: quanto mais complexa e diversificada for a paisagem agrícola, mais as plantações de cânhamo são utilizadas pelas abelhas.
- paisagens agrícolas ricas (multiculturas agrícolas) em que o cânhamo entra na equação, atraem uma população maior de abelhas. E as abelhas, que buscam o pólen do cânhamo, por seu lado ajudam a polinização das outras culturas adjacentes, criando um maior equilíbrio do ecossistema
Só nos Estados Unidos a produção agrícola representa 20 biliões de dólares . Sendo que as a abelhas são agentes polinizadores naturais: a ausência destas representam custos para a agricultura e custos para o equilíbrio dos ecossistemas, que vão ver muitas espécies vegetais em extinção por falta do trabalho das abelhas.
Assim, na lista de benefícios do cânhamo/canábis, vamos somar:
- os benefícios para a saúde,
- e agora, junta-se a luta contra a extinção da abelhas, importantes agentes polinizadores naturais.
# O QUE TEM CAUSADO A DIMINUIÇÃO DA POPULAÇÃO DE ABELHAS?
Embora as abelhas não sejam os únicos polinizadores naturais – outros insectos, morcegos, pássaros lagartos, macacos, roedores ou esquilos também fazem esse papel na natureza, as abelhas são um importante elemento. Não substituem os restantes: mas têm um papel fundamental.
A população dos polinizadores, inclusive da abelhas tem reduzido significativamente nas últimas décadas. Os números apontam para uma redução de 1/3 da população de abelhas e borboletas.
Entre os factores de origem os cientistas apontam para as actividades humanas como a grande ameaça:
- poluição ambiental
- a degradação dos habitats pela utilização invasiva dos solos, quer pela agricultura quer pela construção de edifícios
- a agricultura intensiva e latifundiária que leva ao desaparecimento das floras autóctones, reduz os alimentos desses animais polinizadores e os locais onde os pássaros possam fazer os seus ninhos
- a utilização de pesticidas, insecticidas, fungicidas e herbicidas mata tanto a flora como a fauna de animais polinizadores.
Não são só as abelhas que sofrem com a acção humana: afecta toda uma cadeia alimentar, inclusive a humana. Afecta os ecossistemas. Afecta a biodisponibilidade de várias espécies (animais e vegetais), afecta o processo agrícola, que passa a ter custos acrescidos para polinizar artificialmente, para substituir o trabalho dos agentes polinizadores.
# PORQUE É QUE A ABELHAS SÃO IMPORTANTES
A maior parte das plantas não têm a capacidade de autopolinização e dependem de animais, do vento ou da água para se reproduzirem. Precisam dos agentes polinizadores e isso inclui as abelhas.
Os polinizadores garantem a biodiversidade.
Quanto menor a população de polinizadores maior é o risco de declínio ou até mesmo de extinção de várias espécies de plantas.
Por outro lado afecta o rendimento de algumas populações agrícolas, afecta a segurança e qualidade alimentar os frutos, vegetais nozes e sementes.
Plantas comuns como a vasta variedade de frutos, as leguminosas as ervas aromáticas dependem da polinização dos insectos.
15 mil milhões de euros na Europa.
20 mil milhões de dólares nos EUA
Este é o valor total da produção agrícola que atribuída ao polinizadores.
#RESUMO
Não vamos perder o foco aqui que é o cânhamo/canábis.
E a síntese é basicamente esta: a população dos polinizadores está a diminuir por conta da acção humana.
As abelhas representam um importante grupo de polinizadores.
As plantações de cânhamo (plantas masculinas) contribuem diretamente para atrair varias espécies de abelhas pelo seu pólen fora de época. Isso pode estimular a reprodução das próprias abelhas.
Se as plantações de cânhamo estiverem inseridas numa paisagem diversificada (multicultura): as abelhas vão contribuir na polinização cruzada, promover a reprodução das outras culturas e garantir a biodiversidade.
Referências:
The Bee Community of Cannabis sativa and Corresponding Effects of Landscape Composition
https://www.espelhodecirce.com.br/post/abelhas-amam-cannabis-e-isso-pode-ajudar-a-salvar-a-esp%C3%A9cie
https://www.europarl.europa.eu/topics/pt/article/20191129STO67758/porque-estao-a-desaparecer-as-abelhas-e-os-polinizadores-infografia
AVISO: ESTE ARTIGO NÃO TEM NENHUMA PRETENSÃO DE SER UM CONSELHO DE SAÚDE, É MERAMENTE INFORMATIVO, PELO QUE QUAISQUER INICIATIVAS QUE TENHA, RELATIVAMENTE À CANABIS MEDICINAL, DEVEM PASSAR SEMPRE PELO CONSELHO DO SEU MÉDICO ASSISTENTE.