Canábis medicinal, vaporizadores e nebulizadores
News

CANÁBIS MEDICINAL OS VAPORIZADORES, OS NEBULIZADORES, FUMAR E AS VIAS RESPIRATÓRIAS

by Eunice Veloso on Oct 23, 2024

A época das gripes constipações a complicações respiratórias está aí.
E pode ser que questiones: será que a canábis ou derivados podem atenuar os sintomas?
É uma  boa pergunta.
A canábis tem, entre outras, uma propriedade broncodilatadora. E fumar pode ser a pior forma de tentar fazer uso desse benefício.
O ideal seria não fumar nada já que o problema da queima são os produtos da combustão que contêm várias substâncias cancerígenas e que são irritantes às vias respiratórias e aos pulmões.
As estatísticas de consumo de canábis (dados do Canadá, 2018) dão-nos os seguintes valores:
  • 84% dos consumidores usam a canábis fumando,
  • 27% consumidores usam a canábis através de canetas vaporizadoras ou cigarros electrónicos
  • 15% usam vaporizadores tradicionais
Vamos explorar as possibilidades.
 
#1.  A LEGALIZAÇÃO DA CANÁBIS RECREATIVA EM ALGUNS PAÍSES,  E A SOBRECARGA  SOBRE OS SISTEMAS DE SAÚDE
 
Esta é a preocupação dos cientistas e os órgãos decisores: o aumento de consumo de canábis continua em recta ascendente e este facto acarreta cargas sobre os sistemas de saúde.
Perante isto, há alguma sugestão de que comparativamente ao fumo, a vaporização pode reduzir: a exposição a toxinas, a emissão de CO, os sintomas respiratórios crónicos.
Para além disso os vaporizadores podem ser uma forma mais eficaz de administrar doses terapêuticas de canábis mais precisas, comparativamente à via oral e o fumo.
O consumo do fumo de canábis no longo prazo está associado a um aumento considerável de problemas respiratórios – tosse, catarro, bronquite crónica, quando comparados com os não fumadores.
Considerando que a maior parte dos consumidores de produtos de canábis, fumam-na, é interessante saber se vale a pena considerar os vaporizares como uma alternativa com menos aspectos negativos – evita-se a combustão, os seus sub-produtos tóxicos e se poderão minimizar os problemas respiratórios.
Mas será que o vaporizadores são mesmo uma alternativa menos danosa?
 
#2. O QUE SÃO VAPORIZADORES DE CANÁBIS?
É um dispositivo que aquece a canábis, quer seja na sua forma seca ou em concentrados, a uma temperatura quente o suficiente para começar a libertar os princípios activos sob a forma de vapor. Este processo não envolve nenhuma combustão.
 
Os vaporizadores aquecem a canábis em material sólido ou líquido até temperaturas que rondam os 170ºC. É aos 140ºC de temperatura que os canabinoides e os terpenos começam a volatilizar, sendo assim inalados.
Quando a canábis é fumada, chega a atingir temperaturas de 1000ºC ou mais. 
Vaporizadores de canábis
#3 O LADO “SOMBRA” DOS VAPORIZADORES
 
Uma coisa ninguém lhe tira, quando se fala da canábis recreacional (ou marijuana), que são os efeitos negativos do THC (normalmente mais elevado nestes contextos recreativos, por falta de regulação do seu teor):
  • prejudica as competências cognitivas/aprendizagem,
  • pode impactar a saúde mental (psicose)
  • há diminuição da aptidão para conduzir,
  • há o elevado risco de desenvolver dependência.
 
@ Quando se fala de tabaco normal: a quantidade da nicotina inalada é maior pelo uso de vaporizadores. O mesmo raciocínio paralelo pode ser feito em relação ao THC da canábis
 
Nos fumadores de cigarros de nicotina está muito em voga apelar á sua substituição pelos cigarros electrónicos ou vaporizadores de caneta (vapes).
Mas a verdade é que um cigarro comum contém cerda de 1 a 2 mg de nicotina, enquanto que o cigarro electrónico contém entre 3 a 5 mg.
A agravante surge no tempo que se demora a fumar um cigarro comum: de 1 a 5 minutos. No entanto, quem fuma um cigarro electrónico fuma por muito mais tempo, à volta de 10 minutos: isso equivale a cerca de 30 mg de nicotina, que é equivalente a um maço e meio.
O aspecto negativo dos vapes/canetas/vaporizadores de nicotina parece óbvio: aumenta exponencialmente o grau de dependência em nicotina.
Se transpusermos o mesmo tipo de raciocínio  comparativo  relativamente a um “charro”, que é a forma  mais comum de consumo da canábis fumada, em contrapartida  com um vape: o teor de canabinoides inalado será também bastante superior neste último caso.
Embora o CBD não seja psicoactivo, o THC é. 
E quem consume marijuana está a inalar canábis com teores mais ou menos elevados de THC, não necessariamente inócuos .
E se essa for inalada através de um vaporizador, já que o acto de fumar fica mais prolongado, maior é o consumo de THC por cigarro electrónico/vapes/inalador. Ou seja há um risco da dependência se desenvolver mais rapidamente e de ser muito maior.
Mas e as vias respiratórias?
Fumar já sabe que irrita as vias respiratórias.
E os vaporizadores, serão recomendados? E os nebulizadores?
Nebulizadores
#  MAS E ENTÃO PARA AS VIAS RESPIRATÓRIAS? PODE CONSIDERAR-SE OS VAPORIZADORES DE CANÁBIS? OU NEBULIZADORES… HÁ DISTINÇÃO?
 
Vamos por partes.
Sim: os canabinoides são broncodilatadores e podem ser um aliado no tratamento das inflamações das vias respiratórias.
Sim: os nebulizadores têm sido utilizados para tratar doenças respiratórias tais como : asma, bronquite, rinite, sinusite, pneumonia, otite   e bronquiolite. Mas são os nebulizadores para serem usados com soro fisiológico ou com medicamentos específicos.
Não: não é recomendável usar nebulizadores nem vaporizadores, com canábis medicinal, para atenuar sintomas de perturbações das vias respiratórias.
Embora os canabinoides sejam broncodilatadores eficazes, a verdade é que o risco de irritação das vias respiratórias é grande. 
Esta forma de uso de canábis medicinal é eficaz para beneficiar dos canabinoides e atenuar os sintomas de dores crónicas de várias patologias e sintomas de ansiedade, por exemplo.  Mas pode não ser o recomendado para pessoas com complicações respiratórias.
O uso de vaporizadores ou nebulizadores pode ser vantajoso para quem  não fuma e quer na mesma beneficiar dos canabinoides de uma forma eficaz (vai directo para a corrente sanguínea por via dos pulmões) sem  ter quer ter arcar com os malefícios da combustão que vêm junto com o fumar.
O que são nebulizadores?
São equipamento, normalmente ligados á eletricidade mas também existem portáteis, também por vezes chamados inaladores,  que transformam soluções líquidas (medicamentos) numa nuvem de partículas finas (aerossóis), para que possam ser inalados diretamente para os pulmões, através de uma máscara ou boquilha.
Existem nebulizadores de canábis?
Sim existem alguns no mercado de fabrico israelita e alemão, com especificações para a canábis e dentro da categoria de equipamentos de saúde.
 
Resumindo: vaporizadores e nebulizadores têm sido usados  para doses mais precisa de canábis medicinal na manutenção da dor crónica associada a várias doenças.
No entanto estes equipamentos conjuntamente com doses de canabinoides não são recomendados no tratamento de problemas das vias respiratórias. Essencialmente porque existe o risco de alergias e irritantes para as vias respiratórias e porque também, há poucos estudos a confirmar que estes métodos (vaporizadores e nebulizadores) sejam prevalentemente mais eficazes que outros.
Portanto se o objectivo é usar os canabinoides para diminuir desconfortos das vias respiratórias, o mais seguro é usar os canabinoides sob a forma oral ou tópica.

 

Referências:

https://www.labmanager.com/study-on-long-term-effects-of-cbd-completed-24662

https://www.dea.gov/sites/default/files/2019-10/VapingMarijuana__Brochure__2019_508.pdf

https://noticias.r7.com/saude/fumar-cigarro-eletronico-por-10-minutos-equivale-a-mais-de-1-maco-14082019

https://www.cannabisesaude.com.br/inalador-cannabis/

https://omronbrasil.com/o-que-e-nebulizacao/#:~:text=Os%20nebulizadores%20s%C3%A3o%20aparelhos%20utilizados,(ou%20terapia%20de%20nebuliza%C3%A7%C3%A3o).

 

AVISO: ESTE ARTIGO NÃO TEM NENHUMA PRETENSÃO DE SER UM CONSELHO DE SAÚDE, É MERAMENTE INFORMATIVO, PELO QUE QUAISQUER INICIATIVAS QUE TENHA, RELATIVAMENTE À CANABIS MEDICINAL, DEVEM PASSAR SEMPRE PELO CONSELHO DO SEU MÉDICO ASSISTENTE.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.