Cânhamo na construção: elevada resistência ao fogo
News

CONTRA O FOGO E VARIAÇOES DE TEMPERATURA: BLOCOS DE CANHAMO

by Eunice Veloso on Nov 27, 2024

O título praticamente diz tudo.

Sim: existem blocos de cânhamo.

E sim: os blocos de cânhamo já são utilizados como material e construção e já existe uma indústria nesse nicho do mercado da canábis/cânhamo.

[Pequeno o parêntesis: há quem ainda diga que diga que o cânhamo não é canábis. Por aqui: discordamos.

O cânhamo não é psicotrópico como as variantes da planta canábis que o são e dão-se pelos nomes populares de maconha (Brasil) ou marijuana (restantes países). Não é psicotrópico e ainda assim: pertence às plantas da família canábis.

Um caso paralelo para exemplificar seria a batata. Existe a batata rena. Existe a batata-doce. As duas têm características diferentes: ainda assim, são batatas.

O mesmo raciocínio pode ser adaptado ao cânhamo: tem características deferentes (não-psicotrópico) e, ainda assim é canábis.]

Mas aqui estamos a falar especificamente do cânhamo usado como material de construção. É cânhamo, não é psicotrópico. Ter paredes de bloco de cânhamo não vai levra a ninguém a ter um “home trip”.   

Mas os blocos de cânhamo têm características interessantes no comportamento ao fogo.

Também se pode dizer o mesmo em relação a isolamento térmico.

Vamos descobrir como os blocos de cânhamo reagem quando expostos ao fogo.

 

# O QUE SÃO BLOCOS DE CÂNHAMO

 

O cânhamo  a ser usado na construção civil é uma prática bastante antiga. Há vestígios da sua utilização pelas construções do império romano e pelo França do século IV (antigos merovíngios).

Os blocos de cânhamo são obtidos a partir da mistura da fibra obtidas dos caules da planta. Depois da planta colhida, cortada e secada durante alguns dias , segue-se o demolho: os caules são mergulhados em tanques de água  oque os faz inchar os caules, passam novamente por um período de secagem obtendo-se assim um fibra resistente:.

É a partir dessa fibra resistente que se fabricam vários materiais: a pasta de papel, os tecidos, cordas, as embalagens biodegradáveis e materiais para a construção civil

Os blocos de cânhamo são obtidos pela mistura da referida fibra dos caules com cal em pó e água que são misturados numa betoneira.

A pasta espessa obtida é então moldada em blocos até petrificar. Mas também podem ser moldados em revestimentos, painéis fibrosos ou chapas.

O material também é conhecido por “hempcrete” ou “concreto de cânhamo”.

Os blocos de cânhamo resultam num material muito leve e simultaneamente resistente, energeticamente eficiente e resistente a fungos e insectos.

Existem empresas dedicadas ao fabrico de blocos de cânhamo, inclusive em Portugal.

 

#COMO PODEM SER USADOS OS BLOCOS DE CÂNHAMO NA CONSTRUÇÃO

 

A leveza dos blocos de cânhamo deve-se ao facto do material ser bastante poroso: isso tem um lado negativo e um lado positivo.

O aspecto negativo é que a sua porosidade faz como que os blocos de cânhamo sejam limitados em aplicação: este material é inadequado para paredes de suporte, uma vez que a sua porosidade penaliza a sua resistência mecânica.

O aspecto positivo é que essa mesma porosidade torna o material excelente como isolamento térmico e acústico porque armazena rapidamente energia e libera-a paulatinamente.

Revestimentos de cânhamo: excelentes isolamentos térmicos e acústicos

Ou seja é um material favorável para manter a temperatura interna estável nos habitáculos quer seja para manter o calor nos climas frios ou manter o frio nos climas quentes.

Por esse motivo os blocos de cânhamo são excelentes para paredes internas, não estruturais.

Mas a mesma pasta de fibra de que são feitos os blocos, pode ser usada especificamente no fabrico de isolantes termo-acústicos de paredes, pisos ou telhados à semelhança dos outros materiais isolantes como a lã de vidro ou lã de rocha.

Também há aplicações de blocos ou revestimentos de cânhamo como envelopes de edifícios, que aumenta o conforto térmico já que este material regula naturalmente os níveis de humidade.

Para além das propriedades termo-acústicas soma-se a resistência ao mofo se o cânhamo for usado acima do nível dos solos, ele é á prova de água e resistente ao apodrecimento.

 

# QUAIS AS LIMITAÇÕES DOS BLOCOS DE CÂNHAMO NA CONSTRUÇÃO

 

A grande limitação dos blocos de cânhamo é a sua baixa resistência mecânica à compressão, que é inferior a 0,5MPA. 

Por esse motivo os blocos de cânhamo não são um substituto ao betão armado, ainda que sejam estruturalmente sólidos têm de facto, uma capacidade de carga limitada.

Devem ser integradas na arquitectura  em aplicações que não sejam de suporte carga como: as paredes internas, revestimentos e isolamentos térmicos, acústicos e anti-fogo.

 

#OS BLOCOS DE CÂNHAMO NA EXPOSIÇÃO AO FOGO

 

Em caso de incêndio os blocos de cânhamo vão comportar-se como combustível?

Muito pelo contrário.

O vídeo abaixo compara o comportamento ao fogo de materiais diferentes e os blocos de cânhamo, mostraram resultados excelentes:


 Alguns testes mais científicos também têm mostrado o mesmo resultado, que o "hempcrete" é um material com excelente desempenho quando exposto ao fogo:

- não propaga a chama

- mantem a estrutura integral

- não emite fumos tóxicos

Além disso, se for utilizado um reboco de acabamento de cal e cânhamo sobre a parede de blocos  de cânhamo: essa camada adicional oferece mais proteção contra ignição e reduz o risco de propagação do fogo. Ou seja, melhora ainda mais o desempenho da resistência ao fogo.

 

Referências:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352710223023276

Canhamor: https://www.youtube.com/watch?v=EAD_1Kauaik&t=153s

https://www.youtube.com/watch?v=i5_NsBVdVu8&t=4s

https://www.archdaily.com.br/br/967687/o-que-acontece-se-o-concreto-de-cannabis-pega-fogo

https://www.hempathiclight.com/blogs/news/hempcrete-it-exists-a-building-material-en-pt

 

AVISO: ESTE ARTIGO NÃO TEM NENHUMA PRETENSÃO DE SER UM CONSELHO DE SAÚDE, É MERAMENTE INFORMATIVO, PELO QUE QUAISQUER INICIATIVAS QUE TENHA, RELATIVAMENTE À CANABIS MEDICINAL, DEVEM PASSAR SEMPRE PELO CONSELHO DO SEU MÉDICO ASSISTENTE.

Leave a Comment

Your email address will not be published.