BEXIGA MANHOSA: A CANABIS AJUDA OU PREJUDICA?
by Eunice Veloso on Jul 17, 2024
A tua bexiga é manhosa e causa-te partidas quando ris, espirras ou fazes um esforço maior? Será que acontece teres uma bexiga hiperactiva? Ou fazes retenção de urina?
Que o sistema endocanabinoide também monitoriza a actividade da bexiga, os seus movimentos de contração: a ciência já comprova que sim. Aliás o sistema endocanabinoide e os seus receptores têm um quê de divino: estão em todo o lado (do corpo). São omnipresentes.
Se os canabinoides da canábis ajudam ou prejudicam as actividades mictórias da nossa bexiga: isso já é outra conversa.
Vamos ver.
#1. O SISTEMA ENDOCANABINOIDE NA BEXIGA
É isso mesmo: passa lá.
Mas vamos começar pelo urotélio.
O urotélio é uma camada de tecido que cobre grande parte dos órgãos do trato urinário incluindo a bexiga e os “canais“ que ligam a bexiga aos rins: uretra e a pelve renal.
No uretólio e neurónios do trato urinário de animais e humanos, foram localizados alguns componentes do sistema endocanabinoide: os receptores CB1 e CB2, o canabinoides de produção interna (endocanabinoides) e a enzima hidrólase de amida de ácidos gordos (FAAH).
Embora não haja ainda consistência de conclusões em relação a que receptores desencadeiam quais efeitos e em que tipo de mamíferos: o facto é que o sistema endocanabinoide está envolvido na regulação das actividades da bexiga em vários níveis.
#2. BEXIGA HIPERACTIVA E OUTROS PROBLEMAS
O transtorno de bexiga hiperactiva é uma doença crónica que se caracteriza por:
- Urgência em urinar
- Nocturia (vontade excessiva de urinar à noite)
- Incontinência (que pode ocorrer a par dos anteriores)
Há muitas drogas que são usadas para tratar a bexiga hiperactiva mas todos estão associados a efeitos secundários indesejados e o seu efeito terapêutico é limitado.
@ Outros Problemas de Bexiga
Mas nem só de hiperactividade vivem os problemas de bexiga e muitos estão associados ao avançar da idade e à perda de tonicidade dos músculos que suporta a bexiga.
As perdas involuntárias de urina são muito comuns. Afecta maioritariamente homens e mulheres acima dos 50 anos e entre esses, as mulheres são as mais afectadas.
Os músculos associados à plataforma pélvica existem para apoiar a bexiga, o intestino e o útero, no caso das mulheres.
Se esses músculos perderem a resistência, incluindo os respetivos esfíncteres, a capacidade de contracção desses músculos pode ser um desafio. E o desafio manifesta-se quando tossimos, espirramos, rimos de forma intensa ou pegamos em algum objecto excessivamente pesado.
A perda de elasticidade dos músculos pélvicos pode ser um resultado do avançar da idade conjugado com a falta de exercício físico, gravidezes ou doenças como a obesidade e a diabetes.
Outro problema de bexiga bastante comum é a retenção urinária e esta situação de saúde, dentro dos consumidores de canábis, afecta mais homens do que mulheres.
E o que é isso de fazer retenção urinária?
É não conseguir urinar ou ter dificuldade em esvaziar completamente a bexiga (e depois obriga a várias idas à casa de banho durante o dia). Causa dor e desconforto abdominal e é mais comuns em homens.
O que está na origem das retenções urinárias?
Pode ser devido a várias situações e estes são alguns exemplos:
- Pedras na bexiga
- Pedras na uretra
- Uso de algumas medicações
- Consumo exagerado de álcool
- Alterações na próstata
É de suma importância identificar a causa da retenção urinária e tratar a mesma (e tudo começa por eliminar a urina retida com uma sonda ou eventualmente realizar uma cirurgia.
Quais são as consequências de retenções urinárias não tratadas?
As consequências podem ser estas:
- Danos nos rins
- Falência dos rins
- Danos na bexiga
- Pedras na bexiga
- Incontinência
- Infeção urinária
#3. CANÁBIS: ONDE PREJUDICA E ONDE AJUDA NAS QUESTÕES DA BEXIGA
Especificamente em relação aos efeitos beneficias ou maléficos do consumo de canábis sobre a bexiga ou doenças associadas ao assunto é controverso.
E é controverso porque há discrepâncias do valor medicinal da canábis em comparação aos problemas de saúde associados.
O uso de canabinoides como suplemento pode resultar num esvaziamento prolongado da bexiga. O esvaziamento prolongado da bexiga pode ser uma solução para algumas condições urinárias ou pode representar um problema para aqueles que já estão a lutar com retenções urinárias, por exemplo.
Eis o que é sabido.
@ Onde A Canábis Ajuda Nas Questões Da Bexiga
Uma das propriedades terapêuticas da canábis, já confirmada pela comunidade científica é a de ser anti-inflamatória.
Ao contribuir para reduzir a inflamação, apurar a actividade sensorial e ritmo de contração da bexiga: o resultado é um esvaziamento prolongado da bexiga, já referido acima.
Alguns estudos clínicos reportam que o recurso aos canabinoides melhora a comunicação neural entre o cérebro e o corpo, beneficiando os pacientes que sofrem de esclerose múltipla no seguinte:
- Reduz o episódios de incontinência urgente
- Reduz a frequência e nocturia
- Ao melhor a incontinência e o controlo da bexiga, melhora a qualidade de vida.
@ Onde A Canábis Prejudica Nas Questões Da Bexiga
Os estudos reportam que os consumidores regulares de canábis, quando comparados com os não utilizadores apresentam:
- Aumento de urgência para incontinência urinária
- Aumento de frequência de nocturia
- Maior risco de desenvolver uma bexiga hiperactiva
- A retenção urinária induzida pela canábis medicinal afeta mais homens do que mulheres.
Referências:
https://cannigma.com/physiology/how-cannabis-affects-urinary-function/
https://www.marijuanadoctors.com/side-effects/urinary-retention/
AVISO: ESTE ARTIGO NÃO TEM NENHUMA PRETENSÃO DE SER UM CONSELHO DE SAÚDE, É MERAMENTE INFORMATIVO, PELO QUE QUAISQUER INICIATIVAS QUE TENHA, RELATIVAMENTE À CANABIS MEDICINAL, DEVEM PASSAR SEMPRE PELO CONSELHO DO SEU MÉDICO ASSISTENTE.