Canábis, gêneros feminino e masculino
News

EXISTEM GENEROS NA CANABIS

by Eunice Veloso on Jul 10, 2024

Pois é: até a canábis tem género.

O feminino e o masculino existem na canábis.

Claro que é mais importante saber distinguir um do outro se o objectivo for o de cultivar canábis.

Uma vez que os subprodutos da canábis estão em grande oferta no mercado: desde os suplementos alimentares, passando pelos produtos consumíveis recreativos e até vestimentas, é sempre bom saber de onde vêm.

Quer a sua ambição seja a de vir a ser um cultivador, reprodutor de sementes ou um simples entusiasta, a curiosidade de saber um pouco mais sobre a canábis leva-nos sempre para uma viagem de descoberta que é, no mínimo, enriquecedora.

Vamos viajar um bocadinho no universo canábis.

 

#1. AFINAL EXISTE A CANÁBIS FEMININA E A CANÁBIS MASCULINA. E A HERMAFRODITA TAMBÉM

Na natureza nada existe por acaso, portanto é bom que se saiba que para o processo de reprodução da planta: ambos os géneros, macho e fêmea são necessários.

 

@ Plantas Canábis Masculinas

Grosso modo a canábis masculina  é imprescindível quando o objectivo é a reprodução de sementes e contribui com 50% do património genético.

As plantas canábis-macho produzem sacos de pólen em vez de botões de flores.  O  contributo e função da planta masculina  é de polinizar a canábis-fêmea para produzir sementes.

E como sementes fortes criam plantas fortes: se for usado o património genético de um pai” e uma “mãe” fortes: melhora a qualidade das sementes.

Note-se que as plantas masculinas também têm THC mas é só nas folhas, não produzem flor mas sim sacos de pólen e costumam ser mais utilizadas nas plantações de cânhamo.

 

@ Plantas Canábis Femininas

Por outro lado, se o objectivo é o cultivo  em escala de canábis, a planta feminina é  mais interessante para os cultivadores porque dão origem aos botões-flores, muito requisitados pelo mercado.

A planta fêmea é também mais rica em canabinoides, nomeadamente em THC cuja maior concentração aparece nas flores e em CBD.

 Canábis feminina, canábis masculina

 

@ Quando  Há Proximidade de Culturas de Canábis de Plantas-Macho e Plantas-Fémea

Do ponto de vista do cultivo (não o da reprodução de sementes) há todo o interesse em separar as plantas femininas das masculinas, porque se estiverem próximas irá acontecer a polinização.

E se acontecer a polinização as reservas de energia são direcionadas para favorecerem as sementes e o resultado são plantas femininas:

  • mais fracas e mirradas
  • com menos botões
  • com caules menos fortes
  • menos ricas em canabinoides.

 

E isso não é produtivo para os cultivadores.

O objectivo é obter lucro de plantas fêmeas fortes, ricas em flores e em canabinoides, sem ter que recorrer a fertilizantes .

Naturalmente que nas culturas em larga escala feitas ao ar livre (que não são em estufa), fazer a separação das plantas macho que eventualmente se esteja a desenvolver pode ser um processo pouco rentável do ponto de vista de tempo-custos envolvidos.

 

@ Canábis Hermafrodita

Quando se fala em canábis hermafroditas são as que apresentam órgãos sexuais dos dois géneros, portanto, masculinos e femininos: tem sacos polinizadores e botões de flores.

As plantas hermafroditas, tal como as plantas-macho, devem ser isoladas das cultivações de plantas-fêmea, porque expõe ao risco de auto-polinização ou polinização cruzada: e isto põe toda uma plantação feminina em causa.

As hermafroditas ocorrem na sequência de algum traumatismo sofrido pela planta durante o seu desenvolvimento: doenças da planta ou circunstâncias climáticas desfavoráveis.

 

#2. A CANÁBIS FÉMEA É MAIS PROCURADA PORQUE…

… Durante o processo de crescimento o pólen é indesejado porque enfraquece a estatura e riqueza em canabinóides da planta.

Basicamente a canábis feminina produz mais resina (usada para fazer concentrados de haxixe) e produz a flor. A flor é muito requisitada pelos mercados por ser rica em canabinoides e terpenos.

A maior robustez dos caules femininos torna esta variante mais interessante para a produção de cordas por exemplo  ou outros produtos que exijam uma fibra mais resistente.

As plantas femininas são as preferidas pelos cultivadores porque representam colheitas muito mais lucrativas.

 

#3. A CANABIS MACHO É MAIS USADA PARA…

A pesar das plantas femininas serem culturas mais lucrativas para os cultivadores, as plantas masculinas também têm valor no mercado nomeadamente para:

  • A reprodução de sementes, como já foi referido acima
  • produzem resinas que pode ser usadas para fazer concentrados
  • as plantas masculinas também contêm canabinóides (nas folhas), e setes podem ser usado para produzir resinas, óleos e ceras.
  • são as mais usadas no cultivo de cânhamo
  • a fibra obtida das canábis-macho, a fibra de cânhamo, é mais macia que a das plantas fêmeas. É por isso usada para o fabrico de tecidos para roupa  e têxteis-lar
  • as plantações de canábis-macho são eficazes para manter pragas prejudiciais afastadas.
Canábis masculina: óleos, resinas, ceras e tecidos/têxteis-lar

#4. COMO DISTINGUIR A CANÁBIS FÉMEA DA CANABIS MACHO?

A avaliação é visual que consegue-se  observar no processo inicial da planta durante as primeiras quatro semanas de desenvolvimento da canábis: já são visíveis os sacos de pólen ou as pré-flores.

Os sacos de pólen são pequenos, verdes ou brancos, redondos e fazem a formação semelhante à dos cachos de bananas. Quando estouram libertam o pólen e iniciam o processo de polinização.

 

@Traços de Identificação da Canábis Masculina

  • Tendem a ser mais altas (do que as femininas)
  • As ramificações a partir do caule principal são mais afastadas umas das outras
  • Os talos grossos e resistentes
  • Têm sacos de pólen verdes e brancos
  • Sacos de pólen que formam flores

@Traços de Identificação da Canábis Feminina

  • São plantas mais pequenas (do que a masculinas)
  • Talos finos
  • Crescem largas e espessas
  • Folhas abundantes e próximas, mas das outras
  • O centro da flor forma um cálice grande com cerdas (as masculinas não têm pêlos)
  • Os pelos são finos de cor branca ou laranja
  • Os botões são resinosos

Ficam assim formalmente apresentados, no ambiente Hempathic Light, os elementos masculino e feminino da Canábis.

 

Referências:

https://leafwell.com/blog/female-vs-male-weed-plants

https://precisionextraction.com/2021/05/male-vs-female-hemp-plants/

https://www.cannamd.com/cannabis-plant-gender-male-vs-female/

 

AVISO: ESTE ARTIGO NÃO TEM NENHUMA PRETENSÃO DE SER UM CONSELHO DE SAÚDE, É MERAMENTE INFORMATIVO, PELO QUE, QUAISQUER INICIATIVAS QUE TENHA DE TOMAR, RELATIVAMENTE À CANABIS MEDICINAL, DEVEM PASSAR SEMPRE PELO CONSELHO DO SEU MÉDICO ASSISTENTE.

Leave a Comment

Your email address will not be published.