Pequeno-almoço, dieta solar, manteiga de sementes de cânhamo
News

PEQUENO-ALMOÇO. COM QUE? COM MANTEIGA DE SEMENTES DE CANHAMO

by Eunice Veloso on Oct 02, 2024

E porque não?

Estamos tão habituados à practicidade das comidas (demasiado processadas) das latas e das embalagens de plástico, que por vezes voltar ao básico pode ser uma opção muito mais saudável e nem por isso, mais dispendiosa em tempo. É pode ser tão rápido quanto fazer um smothie ou um batido.

A manteiga de amendoim (deliciosa), hábito muito americano, é mais que conhecida também nas europas.

E que tal experimentar uma manteiga de sementes de cânhamo, para barrar no pão. Tostas ou crepes? Ou até mesmo ou incorporar nos cozinhados. De vez em quando é bom voltar ao básico.

 

(A MANTEIGA DE SEMENTES DE CÂNHAMO) É SAUDÁVEL

Muitos dos nossos desequilíbrios biológicos que degeneram em doenças, físicas e mentais advêm de:

- estilo de vida sedentário

- perturbações do sono ou distúrbios no ciclo circadiano

- vícios de qualquer tipo, que criam péssimos padrões mentais de co-dependência para lidar com situações desafiantes. Numa última instância e porque são vícios, podem levar a excessos e originar desequilíbrios no organismo do indivíduo, na vida social e/ou na vida financeira, E podem ser motivo de distúrbios mentais

- alimentação desequilibrada

Pequeno-almoço, manteiga de sementes de cânhamoHá quem defenda uma alimentação vegetariana para se contribuir para um corpo saudável e uma mente sã.

Mas aqui não vamos para esse extremo do vegetarianismo, também não vamos ao extremo da alimentação solar (ou crua). Mas vamos agarrar um bocadinho o conceito da alimentação solar.

E optar por uma manteiga de sementes de cânhamo, feitinha em casa, em vez de uma manteiga de origem animal pode ser uma forma de incorporar um bocadinho mais de sol no nosso organismo.

# Alimentos Do Sol (Alimentação Solar)

Não: não estamos a falar de painéis solares. Estamos a falar de uma dieta alimentar, mas mais do que isso: é um estilo de vida para alguns.

A alimentação solar ou alimentação crua rejeita os alimentos cozinhados, uma vez que a cozedura destrói e elimina uma boa parte da água e os nutrientes contidos nos alimentos. E o que não existe no alimento, não pode ser transferido para o organismo.

E quando um individuo se alimenta desses alimentos do sol, que são nutridos pelo sol – frutas, vegetais e oleaginosas: é como se estivesse a absorver a energia do sol. É comer raios solares e arco-íris. É transferir a energia do sol para o organismo.

Energia do sol: para os alimentos e depois para organismo

E isso é energia vital na sua mais pura forma, que se traduz em homeostase do corpo/mente e saúde geral do indivíduo que opta por este tipo de alimentação.

Na base da alimentação está o princípio que 80% ou mais das opções alimentares contenham um balanço de vegetais de folhas verdes, frutas doces e oleaginosas. Os outros 20% podem ser alimentos vegetais crus ou outros alimentos.

Pode ser que se queira optar pela alimentação solar – nua a cru.

Mas também pode optar por incorporar mais alimentos do sol nas suas refeições. E isso pode começar logo no início dia, na primeira refeição rápida e pequena: o pequeno almoço.

Todas as sementes de plantas são alimentos do sol.

As sementes de cânhamo são alimentos do sol.

Se dá trabalho fazer uma manteiga de sementes de cânhamo? Nenhum.

 

(RECEITA DE) MANTEIGA DE SEMENTES DE CÂNHAMO

O valor nutricional das sementes de cânhamo é do conhecimento da maioria: é um super-alimento.

As sementes de cânhamo são ricas em ácidos gordos essências, ricas em minerais e uma fonte completa de proteína vegetal.

A consistência ideal desta manteiga suave, cremosa e barrável. Para isso basta ajustar a quantidade de óleo que se adiciona na altura do processamento n liquidificador, sabendo que vai ficar um pouquinho mais sólida quendo for ao frigorífico.

Eis o que precisa para fazer a manteiga de sementes de cânhamo:

– 1 chávenas de sementes de cânhamo
– 1/2 colheres de sopa de açúcar
– 2 colheres de sopa de óleo (óleo de coco ou azeite)
– pitada de sal (opcional)
– alternativas de adoçantes ou aromatizantes (mel, canela, extracto de baunilha ou baunilha em pó ou xarope de ácer)

 

É colocar tudo dentro do processador ou de um liquidificador, mexer com uma espátula entre processamentos.

E fica pronto o seu alimento para incorporar a energia do sol no seu organismo. No pequeno-almoço ou noutras refeições do dia.

 

Referências:

https://www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/alimentacao-viva/248-o-que-e-alimentacao-solar.html

https://pt.pinterest.com/pin/146718900348844706/

 

AVISO: ESTE ARTIGO NÃO TEM NENHUMA PRETENSÃO DE SER UM CONSELHO DE SAÚDE, É MERAMENTE INFORMATIVO, PELO QUE QUAISQUER INICIATIVAS QUE TENHA, RELATIVAMENTE À CANABIS MEDICINAL, DEVEM PASSAR SEMPRE PELO CONSELHO DO SEU MÉDICO ASSISTENTE.

Leave a Comment

Your email address will not be published.