COMO ESTA A TUA VISAO (PARA 2025)? SE CONDUZIR NAO FUME
by Eunice Veloso on Jan 02, 2025
O ano inicia, temos uma visão para o novo ano, ou assim se espera, mas e os nossos olhos?
A visão, os olhos, pode dizer-se que são uma extensão do cérebro: a única parte deste órgão que está exteriormente visível.
E o que é que a visão ou os seus olhos têm a ver com a canábis?
Acontece que a visão é parcialmente regulada pelo Sistema Endocanabinoide. Se o Sistema Endocanabinoide “passa” lá, isso quer dizer que os canabinóides também podem afectam a visão.
Se a canábis afecta positiva ou negativamente a visão?
Os estudos existentes sugerem que a resposta não é simples nem clara. Além do mais, nenhum dos estudos tem condições de avaliar os efeitos de longo prazo.
Mas vamos ao que se sabe.
#1. A RETINA
É pelos fotorreceptores da retina que a luz entra.
É na retina que os foto pigmentos absorvem a luz e é iniciado o processo de conversão da luz num sinal eléctrico.
O que liga a retina ao cérebro é o nervo óptico e este faz parte do sistema nervoso central. A visão é parcialmente regulada pelo sistema endocanabinóide.
A comunicação entre a retina e o cérebro é feita pela expressão de neurotransmissores:
- a dopamina, quando é liberada provoca a sensação de prazer e aumenta a motivação. Está envolvida nas emoções, nos processos cognitivos, no controle dos movimentos, na função cardíaca, no aprendizado, na capacidade de atenção e nos movimentos intestinais. Também está diretamente relacionada a distúrbios neurológicos e psiquiátricos como doença de Parkinson, esquizofrenia ou TDAH, por exemplo.
- a serotonina, que regula o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções cognitivas. A sua baixa concentração pode causar mau humor, perturbações do sono, ansiedade e ou depressão
- o glutamato: actua no desenvolvimento neural, na plasticidade sináptica, na aprendizagem, na memória e possui papel fundamental no mecanismo de algumas doenças neurodegenerativas.
- GABA regula a agitação cerebral inibindo o disparo excessivo dos neurônios, o que leva a uma sensação de calma.
Assim tem-se um pequeno vislumbre da importância dos olhos, a conversão da luz na saúde em geral do organismo.
Isso também leva a comentar a importância da exposição à luz solar da manhã para garantir uma boa noite de sono: afecta a quantidade de serotonina produzida e também vai determinar a produção de melatonina á noite.
Também é de nota referir que a exposição à luz azul dos ecrãs (televisão, celulares) afecta a produção de dopamina e pode ter consequências várias, nomeadamente as doenças neurológicas e de foro psiquiátrico.
E isto é sobre a visão, a retina e a luz.
Agora seguimos para a canábis e o que se sabe sobre a sua influência sobre a visão.
#2. COMO É QUE A CANÁBIS PODE AFECTAR A VISÃO
Houve uma observação feita nos pescadores jamaicanos, que fumavam ou consumiam canábis e tinham uma excelente visão nocturna: isso despertou a curiosidade e desencadeou um estudo feito em girinos.
Efetivamente esse estudo (em girinos) sugere que a canábis pode melhorar a visão nocturna. Esse estudo.
Já uma outra pesquisa aponta para a direcção contrária: fumar canábis pode diminuir a precisão da visão, inclusive a nocturna.
Mas vamos sumarizar, pela positiva, pela negativa e pela dúvida.
#2.1 A canábis na visão: pela positiva
Os canabinóides são neuro protectores pelo que isso é válido para o sistema nervoso central: inclusive o nervo ocular.
Além disso o CBD em específico tem propriedades anti-inflamatórias, de modo que uma inflamação na retina não é muito diferente de uma inflação noutra parte do corpo.
O THC reduz a pressão intraocular.
E este parece um especto positivo que não chega a ser. Há soluções oftalmológicas tão ou mais eficazes que o THC, na redução da pressão intraocular e que não têm os efeitos colaterais adversos que o THC teria nas quantidade necessárias para obter os mesmos resultados.
Ainda assim tem sido de demonstrado que a canábis reduz a sensibilidade ocular, reduz a pressão intraocular (PIO), reduz a vasodilatação conjuntival (que acontece quando ocorre uma inflamação) e aumento da produção lacrimal.
#2.2 A canábis na visão: pela negativa
Segundo resultados de um estudo feito em 31 utilizadores frequentes, após fumarem canábis verificou-se :
- uma menor precisão na visão e menor sensibilidade ao contraste (visão fusca)
- a luz difusa também aumento 9% após o uso de canábis, e como consequência os participantes tiverem mais percepções de halos (auréolas à volta de pessoas/objectos).
- dos participantes do estudo um agravamento de 50,7% na visão ao perto e 213,1% de agravamento na visão ao longe
- os dados expostos no ponto acima fazem com que conduzir sob o efeito de canábis represente um risco elevado, já que a condução está altamente dependente da visão.
- A Academia Americana de Oftalmologia não recomenda a canábis como um tratamento para glaucoma.
#2.3A canábis na visão: na dúvida
Os estudos referidos apresentaram resultados em alguns casos conflitantes.
A diferença dos resultados pode ser devida à falta de homogeneidade nos métodos utilizados e no tamanho das amostras de população.
Assim resta dizer que apesar dos pescadores jamaicanos fumadores de canábis e os girinos do estudo apresentarem uma melhor visão nocturna não é certo que esse resultado se verifique na maioria da população que fuma canábis.
Uma vez que o consumo de canábis pode prejudicar a sua acuidade visual recomenda-se o seguinte:
- se fumar (canábis) não conduza
- se fumar (canábis) não conduza à noite, a não ser que seja um pescador jamaicano
REFERÊNCIAS:
Como os canabinóides afetam a visão? | Kalapa Clinic
Estudos mostram os efeitos da cannabis sobre a visão - Cannalize
Effects of cannabis on visual function and self-perceived visual quality | Scientific Reports
AVISO: ESTE ARTIGO NÃO TEM NENHUMA PRETENSÃO DE SER UM CONSELHO DE SAÚDE, É MERAMENTE INFORMATIVO, PELO QUE QUAISQUER INICIATIVAS QUE TENHA, RELATIVAMENTE À CANABIS MEDICINAL, DEVEM PASSAR SEMPRE PELO CONSELHO DO SEU MÉDICO ASSISTENTE.